Translate

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Guerra Fria

Os principais acontecimentos da Guerra Fria


  • 3 períodos: Clássica , Coexistência Pacífica e Nova.
  • Clássica: ações e reações entre EUA e URSS, confronto ideológico, influencia sobre regiões, conflitos militares locais, 1950/53 Guerra da Coréia;
  • Coexistência Pacífica( Décadas de 60/70): Ocorre em função do medo do conflito nuclear(Guerra da Coréia);
           Mudança nos governos, pelo lado dos EUA- Eisenhower e pelo lado da URSS- Nikita Krujev que propõe uma aproximação com os EUA ( Paz )
  • Nova: Nova onde de ações diretas contra a URSS, nova corrida armamentista;
          Presidente dos EUA, Ronald Regan- início da nova guerra fria. Busca trazer o credito , a crença novamente da população;
          A URSS- Produção de novos armamentos, gasto dos recursos finais da URSS, crise econômica também, alteração dos representantes do governo(Michail Gorbachev).
            Crise na URSS
  • Tentativa de solução - Perestroika
  • Glasnot
  • Afeganistão
  • Político local russo - Boris Yeltsin

  •  Fim da Guerra Fria
Portanto, a década de 1990 marcou o fim da Guerra Fria e também da divisão do mundo em dois blocos ideológicos. O temor de uma guerra nuclear e as disputas armamentistas e ideológicas também foram sepultadas. 
 



Guerra Fria

Introdução
  • A guerra fria(1945-1991) foi um confronto ideológico entre os EUA  e URSS , onde, em nenhum momento, se declararam guerra. Porém, ambos influenciaram regiões com suas ideologias, gerando conflitos locais. Exemplos: Guerra da Coréia, do Vietnã.
Causas

  • Fim da 2° Guerra Mundial, tendo o surgimento de duas grandes potencias mundiais, que eram: URSS(socialismo) e EUA(capitalismo), Europa devastada pelo (socialismo);
  • Medo da expansão socialista;
  • Ações dos EUA.
Ações dos EUA
  • Doutrina Truman :A expressão Doutrina Truman designa um conjunto de práticas do governo dos Estados Unidos, em escala mundial, à época da chamada Guerra Fria, que buscava conter a expansão do socialismo junto aos chamados "elos frágeis" do sistema capitalista, defesa de um mundo livre;
  • Contraponto ao socialismo, contesta a Ditadura Soviética que tinha Stalin no poder da URSS;
  • Plano Marshall = ajuda financeira capitalista para países devastados ao fim da 2° Guerra Mundial;
  • Objetivo do plano Marshall: EUA credor e com aliados;
  • O.T.A.N: Organização tratado no atlântico norte, para fazer alianças militares capitalista: EUA, Inglaterra, França, Canadá, etc...
Reações Soviéticas
  • Kominform, ''Cortina de Ferro'' foi o fechamento das fronteiras soviéticas, afastando a influência capitalista;
  • Comecon, ajuda financeira socialista;
  • Pacto de Varsóvia, aliança militar socialista.
Resumindo: Doutrina Truman x Kominform
                      Plano Marshall x Comecon
                      Otan(EUA) x Pacto de Varsóvia(URSS).



quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Turismo de Samoa

Resultado de imagem para ofu beach


Turismo:
Ofu Beach
 Two Dollar Beach  Resultado de imagem para two dollar beach


 Grande parte da sua economia vem com o turismo de lá. Com suas belas praias com águas limpas e cristalinas atraindo pessoas de todo o mundo. Tem o clima agradável para quem for poder aproveitar muito sua viagem para lá.

Cultura de Samoa


 
Tradições e cultura Samoa


 Samoa tradições e cultura: Samoa é um país da Oceania, ao norte da Nova Zelândia e leste da Austrália está. Três quartos da população vive na ilha principal de Samoa Upolu. A capital é Apia. Samoa estava no lado leste da linha de data. Mas o país por 29 de dezembro de 2011 mudou-se para o oeste da linha de data. O motivo foi especialmente fácil de trabalhar com parceiros da Nova Zelândia e Austrália. Desde segunda-feira 7 de setembro, 2009 está no lado esquerdo da estrada que dirige em Samoa. Cidadãos e as empresas não estavam felizes. Mas o governo continuou a sua posição de introduzir a medida. A razão é que as importações de carros a partir de Nova Zelândia e Austrália mais fácil. Nesses países, dirigir no lado esquerdo da estrada.



Língua de Samoa

O samoano  é o idioma tradicionalmente falado em Samoa e Samoa Americana, onde é a língua oficial, juntamente com o inglês. Pertence à família lingüística austronésia, mais especificamente ao ramo samóico do subfilo polinésio.


Map of Samoa

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Nova Zelândia

Turismo

Poucos países no mundo oferecem um turismo tão integrado, onde as coisas funcionam de maneira fluída, sem transtornos ou contratempos, ainda por cima com paisagens de deixar campeão de mergulho sem fôlego. Viajar a Nova Zelândia é puro relaxamento, ou caso o turista seja um destemido, poderá se engajar nas mais fantásticas aventuras que essa vida tem para oferecer. Junte-se a isso, uma total segurança pessoal e a tranquilidade nas cidades ou no campo, além de um povo que trata qualquer turista como um verdadeiro rei ou rainha. Se você ainda não veio conhecer a Nova Zelândia, não faz ideia do que está perdendo, e das coisas fantásticas que verá por lá. Nas páginas sobre turismo, apresentamos dicas de quem viajou Nova Zelândia durante 7 anos para você adaptá-las de acordo com seu tempo, e suas possibilidades de viagem.





A Ilha do Norte é mais larga e mais curta que a Ilha do Sul, e também tem um clima mais quente com paisagens bastante diferente. No centro da ilha, o imponente vulcão Ruapehu domina a paisagem com importantes cidades por perto como Taupo e Rotorua. Ambas as cidades têm lagos belíssimos, em meio a intensa manifestação termal e vulcânica por toda a região. Um pouco acima, a região da Bay of Plenty, tem um dos melhores climas da Nova Zelândia, e também as melhores praias que se estendem até a Península de Coromandel. Ao Leste, as Eastlands, continuam praticamente intocadas, numa seqüência de enseadas e praias absolutamente desertas. Acima de Auckland nas chamadas Northlands, as montanhas são mais baixas e a vegetação mais abundante, com muitas enseadas e praias espetaculares para esportes aquáticos. Para o Leste, as cidades de Gisborne e Napier, ficam em regiões entre montanha e mar, numa área plana propícia para plantações e vinículas. Já ao Sudeste, New Plymouth fica a beira mar, com o Vulcão Taranaki ao fundo. E finalmente ao Sul, a cidade de Wellington e sua sofisticação, encantam pela bela baia e pelas construções muito interessantes.





O Estreito de Cook separa as duas ilhas e os 90 km podem ser atravessados por Ferry Boat que transportam veículos e passageiros, ou alternativamente pode-se atravessar de avião.

A Ilha do Sul é comprida e estreita, com pouco mais de 200 Km de um lado ao outro. Na parte Norte, as cidades de Picton e Nelson, são verdadeiros cartões-postais para quem chega de barco, com enseadas de tirar o fôlego, e muitos parques nacionais excelentes para caminhadas. Mais abaixo, Blemheim e Kaikoura, um dos melhores lugares para avistar-se baleias no mundo, marcam o início da grande cordilheira de montanhas, que se estende até o Sul da ilha. No Leste, Christchurch e Dunedin, encantam por suas construções Vitorianas, e pelo estilo de vida jovem e descontraído. Queenstown, mais para Oeste e ao Sul, é considerada a capital mundial dos esportes radicais. O belo lago, e as cordilheiras de montanhas que cercam esta cidade, dão um ar de cidade dos contos de fadas. No Sudoeste, Milford Sound impressiona pelos altíssimos fiordes que entram mar adentro, com dezenas de cachoeiras que despencam das alturas diretamente no mar. Muitos segredos desses lugares e dicas de como chegar lá estão em nossas páginas, incluindo também informações para você bolar o melhor roteiro. 

Nova Zelândia

Cultura


Muito da cultura da Nova Zelândia é derivada de raízes europeias com características neozelandesas distintas que evoluíram do ambiente e da cultura indígena do Maori. O vigor e originalidade das artes em filmes da Nova Zelândia, ópera, música, pintura, teatro, dança, e artes, estão alcançando reconhecimento internacional.


É provavelmente devido ao clima ameno e ao baixo número de residentes que o divertimento no exterior é bastante popular entre os neozelandeses. As corridas de cavalos, o râguebi, o críquete, o netball, a vela a marcha têm praticantes entusiásticos.


O idioma mais falado é o inglês. O maori também é língua oficial de crescente importância cultural, tanto que faz parte do curriculum básico do ensino no país. As tradições maoris são cultivadas e influenciam notavelmente o kiwi, como gostam de ser chamados os neozelandeses. Kia Ora, equivalente ao Oi, é a saudação habitual entre o povo neozelandês.


A densidade populacional é relativamente baixa: 13,2 pessoas por km². Aproximadamente 80% da população são descendentes de europeus, oriundos principalmente da Grã-Bretanha, Irlanda, Alemanha, dos Países Baixos e da Itália e ex-Iugoslávia.


O segundo contingente é formado pelos maoris, pelo menos 12,8%, e o restante são pessoas das Ilhas do Pacífico, mormente da Samoa Ocidental, Ilhas Cook, Niue, Toquelau, Tonga e Fidji.


Grupos significativos de chineses e indianos vivem por gerações nas cidades.


A Nova Zelândia é famosa por suas leis sociais e pelo respeito aos direitos humanos. Foi o primeiro país de governo autônomo a dar às mulheres o direito ao voto (1893), e aos idosos o direito às pensões. Além de ter a primeira cidade do mundo - Nelson - a fixar em oito horas a carga horária diária de seus trabalhadores


Map of New Zealand